Os sócios devem pagar suas contas pessoais pela empresa?

26/01/2015

 

Muitos empresários, têm a cultura de usar o dinheiro de sua empresa para pagar suas contas pessoais.

 

É importante que haja muita atenção ao fazer isso, pois se a empresa não possui um controle financeiro adequado, esse descuido pode causar sérios danos que somente serão sentidos quando a empresa estiver numa situação crítica.

Este problema vai ser percebido pelo empresário, quase sempre, quando estão a ponto de fechar suas empresas, ou estão devedores no mercado.

 

Vou contar um fato interessante de duas irmãs que moram juntas e são sócias numa empresa.

Uma atua na área comercial, estando na maioria dos dias fora e a outra é responsável pelas áreas financeira, administrativa e de RH.

 

A empresa tem um volume grande de faturamento, mas estava sempre devedora nos bancos, por conta de empréstimos, o que fazia com que não sobrasse muito para melhorias.

 

Após elas contratarem consultoria especializada e implantarem ferramentas de controle financeiro, de vendas, estoque para diagnosticar os possíveis problemas, conseguiram enxergar e entender onde estava o grande buraco negro que sugava o lucro da empresa.

 

A irmã que cuidava da área administrativa, fazia grandes retiradas para pagar custos pessoais, como: a reforma da enorme casa onde elas moravam, os cartões de créditos pessoais das duas, o financiamento de dois carros importados das mesmas, das contas pessoais de cada uma, etc.

 

Ao visualizarem isso as duas começaram a discutir acaloradamente, onde a da área comercial achava erradíssimo retirar tanto dinheiro da empresa e a outra do financeiro achava certíssimo dizendo que retirava o mínimo necessário para elas viverem e que o comercial deveria vender mais.

 

É ai que mora o perigo... o empresário achar que o que retira da empresa é o mínimo para ele viver, mas será que esse valor é o que a empresa pode suportar?

- Estipule um valor fixo de pró-labore para cada sócio que efetivamente trabalha na empresa.

- É Importante saber se esse valor é suportado pela empresa.

- Programe o pagamento desse pró-labore em data fixa do mês.

 

O sucesso na gestão de uma empresa está em fazer com que todas as áreas da empresa se entendam, se ajudem, se complementem.

 

Para isso o empresário/administrador deve buscar ferramentas que possibilitem a ele enxergar os processos mais importante de cada área e ter controle desses processos.

 

Sheila Luchesi

Please reload

Veja nosso conteúdo

Capitão

January 29, 2015

1/3
Please reload

Conteúdo recente

January 29, 2015

January 26, 2015

Please reload

Arquivos
Please reload

Procure pelas Tags
Please reload

Siga nos
  • Facebook Basic Square

Entre em contato 11 3021-4500