top of page

Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante que deve ser utilizada na gestão de uma empresa, pois é através dele que o empresário visualizará as entradas e saídas de caixa num determinado período.

Com essa informação o empresário poderá planejar antecipadamente por exemplo:

- Quanto e quando sua empresa poderá para investir em mercadorias.

- Se a empresa tem folga para adquirir equipamentos.

- Se a data de faturamento de alguns clientes está adequada para a empresa.

Podemos comparar uma empresa com um trabalhador que possui um excelente salário que pode suportar tranquilamente seu padrão de vida. Ele recebe seu salário todo dia 30 e quando chega no dia 5 do mês seguinte, sempre se faz a mesma pergunta: - Não gastei nada neste mês, para onde foi todo o meu salário?

Se ele colocasse seu salário e todos os seus gastos do mês na ponta do lápis, montando seu fluxo de caixa, certamente teria uma surpresa.

Para que o fluxo de caixa seja um instrumento eficaz e realmente auxilie o empresário em sua jornada diária, é necessário que as entradas e saídas projetadas reflitam a realidade da empresa e sejam atualizadas diariamente.

O sucesso na gestão de uma empresa está em fazer com que todas as áreas se entendam, se ajudem, se complementem.

Para isso o empresário/administrador deve buscar ferramentas que possibilitem a ele enxergar os processos mais importantes de cada área e ter controle desses processos.

Sheila Luchesi

Veja nosso conteúdo
Conteúdo recente
Arquivos
Procure pelas Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page